Agosto, mês de recordarmos que todos são chamados. Chamados à vida, chamados a ser cristãos, chamados a um ministério na comunidade. No último domingo do mês de agosto, recordamos a vocação dos fiéis leigos e leigas e, de modo especial, a vocação para ser catequista.
Com certeza você se recorda de um catequista que marcou a sua vida. A pessoa do catequista está totalmente ligada à missão da catequese. Poderíamos definir de muitos modos o que é catequese: parte da missão evangelizadora da igreja; parte viva do ministério da Palavra; está a serviço da iniciação à vida cristã; uma ação eclesial; forma privilegiada de educar na fé… e muito mais.
Com todas essas definições sobre catequese, teríamos também muitos modos de definir a missão e vocação do catequista.
Ficaremos com uma simples e profunda definição dada pelo nosso querido papa Francisco em uma jornada de catequese.
“Quem é o catequista? É aquele que guarda e alimenta a memória de Deus; guarda-a em si mesmo e sabe despertá-la nos outros. O catequista é precisamente um cristão que põe esta memória ao serviço do anúncio; não para dar na vista, nem para falar de si, mas para falar de Deus, do seu amor, da sua fidelidade. Falar e transmitir tudo aquilo que Deus revelou, isto é, a doutrina na sua totalidade, sem cortes nem acréscimos. Isto é difícil! Compromete a vida toda!”
E continua o papa: “O catequista é pessoa da memória de Deus, tem uma relação constante, vital com Ele e com o próximo; pessoa de fé, que confia verdadeiramente em Deus e põe n’Ele a sua segurança; pessoa de caridade, de amor, que vê a todos como irmãos; é ‘hypomoné’, pessoa de paciência e perseverança, que sabe enfrentar as dificuldades, as provas, os insucessos, com serenidade e esperança no Senhor; pessoa gentil, capaz de compreensão e de misericórdia. Peçamos ao Senhor para sermos todos, homens e mulheres que guardam e alimentam a memória de Deus na própria vida e a sabem despertar no coração dos outros.”
Eu tenho a felicidade de me encontrar sempre com a minha catequista. Ela continua exercendo seu ministério ainda hoje. E você se recorda da sua? Já rezou por ela?
Rezemos pelos nossos catequistas, mulheres e homens que guardam e alimentam a memória de Deus em nossas vidas!
A wonderful serenity has taken possession of my entire soul, like these sweet mornings of spring which I enjoy with my whole heart. I am alone, and feel the charm of existence in this spot, which was created for the bliss of souls like mine. I am so happy.
my dear friend, so absorbed in the exquisite sense of mere tranquil existence, that I neglect my talents.
I feel that I never was a greater artist than now. When, while the lovely valley teems with vapour around me, and the meridian sun strikes the upper surface of the impenetrable foliage of my trees, and but a few stray gleams steal into the inner sanctuary.